top of page

VIII Semana de Biologia da UAST: Florescendo a ciência no sertão do Pajeú - (2022)

image.png

A Semana da Biologia foi um evento que surgiu a partir do Dia do(a) Biólogo(a), celebrado em 3 de setembro, data que coincidiu com a validação da lei que regulamenta a profissão. Esse evento teve como objetivo celebrar a importância da biologia e do trabalho dos biólogos. O desenvolvimento de atividades que expusesse os discentes aos possíveis campos de atuação do profissional biólogo é considerado fundamental para a formação deles, ampliando seus conhecimentos. Nesse sentido, a atividade teve grande relevância ao promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre os estudantes de biologia e os profissionais da área, trazendo novas perspectivas para os alunos. Assim, a Semana da Biologia contribuiu significativamente para a formação profissional dos discentes, auxiliando-os a expandirem suas visões enquanto futuros biólogos.

Acesse o site da VIII Semana de Biologia: https://semanabiouast.wixsite.com/2022

image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png

PET Sustentável - (2022 ~ 2023)

image.png

Diante do consumismo exacerbado e do descarte inadequado, geram-se resíduos prejudiciais ao meio ambiente, impactando diversos ecossistemas. Sabendo disso, alternativas são apresentadas no mercado, como produtos biodegradáveis, embora ainda não é muito viáveis ou difundidos. Nesse contexto, a opção mais acessível de sustentabilidade é reciclar, reutilizar e reaproveitar todos os produtos possíveis, desde plásticos comuns, como garrafas PET e canudos, até tecidos velhos e outras embalagens. Assim, a atividade proporcionou uma vivência teórica-prática que contribuiu para a conscientização e construção do conhecimento crítico e sustentável de estudantes do ensino fundamental em instituições públicas, visando trabalhar os R’s da sustentabilidade e a conservação de um ambiente equilibrado.

image.png
image.png
image.png
image.png
image.png

VII Semana da Saúde - (2022)

image.png

A concepção a respeito da saúde ganhou novas vertentes, principalmente ao longo dos dois anos anteriores em decorrência da pandemia do Coronavírus, durante a qual foram adotadas novas práticas de saúde. Diante disso, vale salientar que essa área tomou novas formas, abrindo novos campos de atuação, nos quais o profissional biólogo teve um papel fundamental na investigação, promoção e prevenção da saúde. No âmbito universitário, as diferentes áreas da saúde humana despertaram o entusiasmo e o interesse de forma assídua entre discentes, docentes e técnicos administrativos da instituição, denotando a importância e relevância da abordagem dessa temática, que envolveu o desenvolvimento e competências de práticas voltadas à saúde da população. Essa atividade permitiu aos discentes o entendimento da importância da atuação multiprofissional em saúde, destacando seus campos de atuação e fornecendo as ferramentas para sua formação profissional, técnica e humanística. Assim, buscou-se discutir temas pertinentes, especialmente à saúde da comunidade acadêmica, como, por exemplo, acompanhamento psicológico, vícios, educação sexual, atividades físicas, alimentação, entre outros.

image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png

Oikos e Vivências (2022 ~ 2023) 

image.png

A dinâmica de acesso às Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil se tornou mais inclusiva, mas ainda existe uma falta de discussões sobre políticas sociais e diversidade cultural, envolvendo questões econômicas, étnicas, sexuais e religiosas. Para abordar esses temas, foi criada a atividade “Oikos e Vivências”, que buscava gerar debates e compartilhar experiências do corpo acadêmico em contextos sociais vulneráveis. Essa iniciativa visava ampliar a compreensão sobre as dificuldades enfrentadas pela comunidade universitária, discutir políticas de inclusão e promover um ambiente seguro e acolhedor para os discentes.

image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png

CineBIO (2023 ~ 2024) 

image.png

O cinema contribui de forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem, com muitos filmes e documentários sendo produzidos para fins educativos. Partindo desse pressuposto, o CineBio foi um evento de exibição de produções audiovisuais seguido de discussões sobre os temas abordados, aberto à comunidade acadêmica e ao público em geral. Esse projeto de cinema interativo destinou-se à exibição de curtas-metragens relacionadas ao curso de Ciências Biológicas. Dessa forma, a proposta buscou integrar a comunidade acadêmica por meio de discussões sobre temas de interesse interdisciplinar, como meio ambiente, conservação da natureza e questões sociais.

image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png

Viveiro Didático

image.png

A atividade aborda o desenvolvimento da consciência ambiental em resposta às mudanças climáticas e à pressão antrópica, sendo uma iniciativa contínua. Um viveiro de plantas na Unidade Acadêmica de Serra Talhada é um espaço educativo sobre cultivo, interações biológicas e serviços ecossistêmicos. O viveiro foi revitalizado para ser mais atrativo, sendo constantemente produzido mudas a partir de sementes coletadas localmente e em parceria com o Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA), além de substratos a partir de compostagem. As visitas guiadas são realizadas regularmente, a atividade promove o aprendizado e interação com a comunidade acadêmica. Essa atividade continuará a ser desenvolvida, ampliando a participação e o conhecimento sobre a conservação ambiental.

image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png

Recepção e Acompanhamento de Calouros

image.png

Ao ingressar na Universidade, os discentes enfrentam um novo universo de informações, o que muitas vezes é desafiador. O grupo PET Biologia/UAST desempenha um papel fundamental ao orientar os calouros sobre oportunidades de aprendizado e bolsas de estudo, além de ajudá-los a compreender o perfil do biólogo. A atividade acontece todos os semestres, promovendo a interação entre calouros e alunos mais experientes e oferecendo apoio ao longo do semestre para enfrentar dificuldades de ensino e aprendizagem, essenciais para a permanência no curso. Essa iniciativa também proporciona aos ingressantes a oportunidade de conhecer o PET e seu papel na instituição, fortalecendo o vínculo com a comunidade acadêmica.

image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
bottom of page